quinta-feira, 9 de junho de 2011

Mensagem de Vida.

Em linhas gerais, a Palavra de Deus é Jesus - porque, como diz o Evangelho de João, Ele é o Verbo que se fez carne e habitou entre nós. Ou, como diz, o Apocalipse, Ele é a Palavra de Deus.
Por isso que eu só compreendo a Bíblia, quando eu a leio a partir de Jesus. Ou seja, é em Jesus que eu encontro a interpretação real do que Deus disse ou quis dizer. É em Jesus que eu vejo a Palavra de Deus na forma humana. É nEle que eu vejo como viver o que está escrito. Porque Ele é a própria Palavra vivendo, falando e caminhando entre nós.
É aí que você vê Jesus usando a  expressão: "ouvistes o que foi dito, eu, porém, vos digo". Porque Ele é a interpretação de tudo. Ele é o cumprimento de tudo. Ele é a razão de tudo.
Eu só compreendo a Bíblia quando eu procuro na vida de Jesus como Ele lidou com cada questão; como Ele agiu em cada situação; como Ele respondeu a cada desafio. Afinal, o grande desejo de Deus é nos tornar conforme a imagem do Seu Filho Jesus. Isso significa que o alvo é ser como Ele.
Jesus disse aos religiosos de seu tempo: Vocês examinam as Escrituras, porque crêem que elas tem a vida eterna, mas não querem vir a mim para ter vida, quando são elas que testificam de mim.
Em outras palavras, o sentido da Bíblia é que tenhamos vida em Jesus. A intenção é nos levar a Ele. O objetivo é que sejamos transformados na imagem dEle. Por isso, a minha interpretação da Bíblia é a vida de Jesus. É na vida dEle que eu aprendo o que Deus quer dizer.
Porque Ele cumpriu a lei. E Ele é a Palavra em carne e sangue. Ele é o Pão da vida. Ele é a Luz que vindo ao mundo ilumina a todo homem. Ele é a Porta pela qual eu entro, saio e encontro pastagens. Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida. Ele é o Bom Pastor que dá a vida pelas ovelhas. Ele é a água viva, que se eu beber nunca mais terei sede existencial ou interior. Ele é a ressurreição, e quem crê nele, ainda que esteja morto, viverá. E todo aquele que vive e crê nele, não morrerá eternamente.
Se eu quero compreender a Bíblia, a primeira coisa é saber que, como diz o Apocalipse, o testemunho de Jesus é o espírito da profecia. Ou seja, eu leio cada texto à luz do que Jesus viveu e que os Evangelhos registraram. Eu interpreto cada coisa à luz do espírito com que Jesus viveu, falou, agiu e ensinou.
É aí que tudo que vem antes de Jesus é sombra do que se cumpriria nEle. Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a correção e para a instrução. Tudo que outrora foi escrito, para o nosso ensino foi escrito, para que tenhamos esperança. Então, tudo que foi escrito é para o nosso ensino, edificação e encorajamento; mas, o que veio antes de Jesus, segundo está escrito em Hebreus,  são sombras, tipos, figuras e exemplos de uma realidade que só se cumpriu quando Jesus veio. Repetindo o que já escrevi: tudo fala em Jesus e tudo aponta para Ele.
Daí que a minha sugestão para você é que comece lendo e relendo, com bastante atenção e coração aberto, os quatro evangelhos. E, a partir daí, leia o restante da Bíblia; sempre lembrando que tudo fala em Jesus e que o objetivo é conhecê-lo e caminhar com Ele na vida.
A Bíblia não é um manual de regras, normas e doutrinas. O propósito dela é que conheçamos Jesus e andemos com Ele. Não como quem segue um pacote de crenças ou uma religião; mas como quem tem um relacionamento com uma pessoa: Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário